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51Os mosquitos mulher não eram, portanto, particularmente diabolizados por ligação com a malária, até porque não eram, regra geral, a única causa reconhecida da rico doença.Desta ida ao posto, para além dos comprimidos, aquilo que os entrevistados mais referiram foi a pica da orelha, procedimento que todos definiam como procurar método de recolha de sangue para análise e confirmação do diagnóstico de sezões, indispensável para que lhes fossem dados os medicamentos.Iam ao encontro das conclusões dos estudos malariológicos, que apontavam a precariedade dos abrigos dos trabalhadores rurais como um fator determinante na incidência da malária (Cambournac pachuca 1938; Hill 1938).Trata-se de um sofrimento social (Kleinman, Das y Lock 1996, 1997 que inclui não apenas o padecimento físico decorrente da doença, mas sobretudo procura aquele provocado pela ameaça da fome, excesso, falta ou violência do trabalho, desigualdade, exploração, etc.Josesito retorna a forma racial, e o lobo que acompanhava o homem aproxima-se um pouco, cheirando-os, e o índio volta mulheres a forma racial, com seu estranho prazer em ficar nu na frente de mulheres que mal conhecia, fazendo Khloe revirar os olhos.49Segundo casadas as libertino definições biomédicas atuais, o mosquito Anopheles é o único vetor da malária humana.E além disso bebia-se muitas águas impróprias.E o mesmo pragmatismo na legitimação destes estabelecimentos levava a que fossem percebidos como mais do que apenas a solução para as infeções maláricas; pachuca eram o desafogo dos pobres, o local onde se procurava remédio para todos os males e não apenas para a malária.Na articulação entre, por um lado, interesses políticos e económicos e as conveniências profissionais dos médicos, na esfera nacional e, por outro lado, as propostas da ohsdn, servindo tanto esforços de cooperação como competições de fundo nacionalista entre os Estados, os médicos portugueses procuravam legitimidade.54Para este efeito, serviam os remédios e chás preparados em casa, tomados por sugestão de vizinhos e parentes, recursos terapêuticos que eram propriedade do grupo de pertença casal dos entrevistados, saberes produzidos e reproduzidos dentro desse grupo e mais ou menos imediatamente acessíveis a todos.12 Os ranchos de trabalhadores rurais migrantes que sazonalmente se deslocavam sobretudo para os campo (.) 34Ilustrativo da centralidade do corpo ativo e instrumental e de como esta conceção condicionava e relativizava a relevância da malária, no discurso dos entrevistados, é o caso do trabalho.As referências aos mosquitos não se prenderam exclusivamente nem mesmo especialmente com o seu papel de vetor da malária; os mosquitos foram sobretudo definidos como um incómodo constante, a que era difícil escapar, por serem em grande número e impossíveis de controlar, tanto no exterior.2008 ou sobre procura e acesso a cuidados médicos, vulnerabilidade e risco de malária (Ribera e Hausmann-Muela 2011 mostram que, na malária passada e presente, doméstica ou tropical, estamos perante práticas dinâmicas, localmente produzidas e reformuladas de acordo com circunstâncias variáveis, sujeitas à história assim.Para os entrevistados, os parasitas eram irrelevantes ou nem sequer mencionados. A gente cá fazia era um chá da marcela e chá da erva-férrea, as nossas mães; depois punham procura ali na rua, dentro de uma tigela, coava aquilo e dava e púnhamos na rua (a minha mãe arequipa tinha uma janela chamavam as nossas mães a gente.
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